quinta-feira, 19 de agosto de 2010

O Cotidiano - Pequenas preciosidades ocultas na habitualidade dos seres








Muito além das manifestações grandiosas da natureza, dignas de contemplação e admiração, nosso universo é composto de pequenas frações temporais de espetáculos , invisíveis aos olhos dos que não são dotados da sensibilidade em perceber a beleza do cotidiano.

Cabe ao fotógrafo imortalizar, através de suas lentes, esse fragmento singular. Ele o traz novamente à vida. Dá contornos, sombras, luz e formas. Àquele instante agora está vivo, e o chama de fotografia. A mobilidade dos seres e sua finitude, agora se tornou imóvel e eterno. Há, neste momento, o registro daquilo que não volta mais, que não se pode mudar, que não se pode mais ver.

O fotógrafo apropria-se do instante alheio, seja a alegria de uma criança que brinca, o trabalho diário do homem, as ondas que estouram nas pedras, as pessoas que transitam, os devaneios musicais de um mendigo, os pássaros que descansam sobre o fio.

Tal qual um autor musical que escolhe suas notas para uma canção, cabe ao fotógrafo a sutil decisão de sua composição. Ele escolherá o instante exato de registrar o momento e assim, então, criar a sua obra.

A partir deste momento o cotidiano também virou arte perante os olhos daqueles que apenas enxergam, mas não vêem. O dia-a-dia deixou-lhe de ser fugaz, sua rotina não é mais transitória, a efêmeridade agora lhe é eterna!

6 comentários:

  1. O cotidiano é a tela em que o olhar atento busca inspiração,mostra indignação ou busca satisfação.Como amante das coisas simples,o dia-a-dia me traz diversas oportunidades de me expressar através do congelamento de um momento fugaz e que muitas vezes busco transmitir um sentimento ou idéia.Normalmente através de câmeras manuais (rústicas alguns diriam) de pelicula 35mm.

    Bela série,Parabéns!.

    Marcello Sokal.

    ResponderExcluir
  2. Diogo, parabéns!
    Nem preciso dizer o quanto gosto de suas fotos
    Você tem um olhar diferente pois vê o quem pessoalmente não vejo, bom acho que já te falei isso também...rsrsrsr
    Então deixo aqui os parabéns novamente...
    Você é um sucesso e se não é será já, já.....

    ResponderExcluir
  3. o comentario como Leandro é meu Marlise.

    ResponderExcluir
  4. Eis a essência de nossas vidas! Parabéns pelas fotografias.

    ResponderExcluir